NetMovies: modelo inovador reinventa serviço de locadoras de filmes no Brasil
Locadora virtual oferece mais de 12 mil títulos entre filmes e séries em casa através de serviço sem multas por atraso e já planeja comercializar download este ano.
Por Thiago Terra, do Mundo do Marketing | 26/09/2008
thiago@mundodomarketing.com.br
NetMovies: modelo inovador reinventa serviço de locadoras de filmes no Brasil
Por Thiago Terrathiago@mundodomarketing.com.br
Com 500 mil locações só no ano passado, a empresa hoje pertence a uma holding e este ano desenvolveu pela primeira vez uma campanha de Marketing que está sendo veiculada na TV por assinatura, no rádio e em peças impressas. A empresa não quer apenas roubar a cena das locadoras, mas também fazer a sua estréia no mercado de download na internet.
Adaptação e boca-a-boca
De acordo com Topel, a NetMovies começou a operar no Brasil em fevereiro de 2006, quando foi lançado o site junto com materiais impressos de divulgação. A empresa está presente no estado de São Paulo e nas capitais do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Baixada Santista e Campinas.
Filme pelo celular e mídia de massaA elaboração dos pacotes para aluguel de filmes foi baseado no comportamento do consumidor que, após uma avaliação da NetMovies, percebeu-se que existem dois extremos neste comportamento. “Um dos perfis gosta de alugar filmes todos os dias, mas têm outros que preferem ver cinco filmes por mês”, explica o CEO da empresa.
Para se adaptar ao ambiente em que seus usuários “vivem”, a locadora virtual apostou no serviço de locação através do celular também. “A inovação não é no produto e nem no serviço, mas sim no modelo de negócio”, analisa Miguel Feyo, professor de marketing de pós-graduação e MBA da ESPM.
O NetMovies Mobile permite que os usuários agendem a troca de filmes e também incluir outros títulos no seu pedido. “O último resultado aponta que a NetMovies obteve 4% dos acessos aos seus serviços via mobile”, afirma Daniel Topel.
Este ano a NetMovies lança a primeira campanha nas mídias de massa. Baseado em humor, a empresa está com peças criadas para a TV a cabo, jornais e revistas, rádio e também para a internet. “A idéia é mostrar a frustração comum que acontece quando não achamos os filmes desejados nas locadoras. Mas tudo baseado no bom humor”, explica.
Percebendo a relevância do serviço oferecido pela NetMovies, a holding Ideiasnet inseriu a empresa em seu guarda-chuva, o que deu mais confiança e estabilidade para investir no negócio. “A Idéiasnet entrou com capital e hoje atuamos juntos na gestão da empresa, através de planejamento estratégico e com a experiência de alguns executivos da holding”, diz Topel.
Para o futuro, Daniel Topel adianta que a NetMovies pretende se desvincular da imagem de uma empresa que aluga DVDs e passar a atuar no mercado de filmes. “Pretendemos trabalhar com download legalizado de vídeos, que será pago pelo consumidor. Pretendemos lançar este serviço ainda este ano no Brasil e na América do Sul”, conta.
Sempre acompanhando a inovação, a concorrência ainda não surgiu no caminho da NetMovies, mas de acordo com Miguel Feyo, já é preciso construir barreiras de entrada para elas. “Disponibilidade de títulos, exclusividades e parceiras com distribuidoras, qualidade do serviço, pontualidade na entrega e uma boa logística são fatores que dificultam a expansão de concorrentes”, avalia.
Falar de download sem citar a pirataria é como ver um filme de ação sem a história do bandido e, de acordo com Topel, o final feliz dos mocinhos está garantido. “A pirataria atrapalha, porém nossos preços são bons e ainda entregamos em casa. Sai mais barato do que a pirataria, sem falar da qualidade”, completa.