Miguel Feyo fala sobre atualização do conhecimento

Carreira & Finanças

Atualizar é preciso

06/11/08
Pós, MBA e network: conheça os melhores caminhos para alcançar o sucesso profissional
Por Vera Giglio
O mercado de trabalho é muito competitivo. A rotatividade de cargos e atribuições gira tão rápido quanto um piscar de olhos, e a melhor maneira de acompanhar esse ritmo alucinado é estar sempre atualizado e bem informado sobre as novas tendências e estilos funcionais.

Para ficar por dentro do cenário atual, conversamos com o professor de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diretor da Focus Consultoria, Miguel Feyo Noronha, que deu dicas importantes para quem quer e precisa começar a se atualizar e concorrer no mercado de trabalho.

O primeiro passo, segundo o professor, é saber o que você quer da vida. “Não adianta nada sair fazendo cursos de leques abrangentes que não foquem em um ponto determinado. O mercado não procura um currículo cheio de atividades, mas, sim, um currículo com atividades determinadas para a sua escolha profissional”, explica.

Ao sair da faculdade, nada de se aventurar em MBAs, que necessitam de uma experiência aprimorada do mercado para que o curso seja aproveitado e realizado de maneira correta. “O MBA é um curso que exige muito mais do aluno, requer que ele tenha vivido situações específicas para entender melhor o seu desenvolvimento. O ideal para quem acaba de sair da faculdade é uma Pós-Graduação, que apresenta uma carga horária leve, se comparada ao MBA, e um conteúdo que irá complementar o que a pessoa aprendeu durante o ensino superior”, observa Miguel.

Entre os 20 e 25 anos de idade, a carreira profissional está começando, e para quem quer investir no mercado empresarial, o ideal é se aventurar pelos processos seletivos de trainee, que pipocam todos os anos, proporcionando aos iniciantes boas oportunidades de conhecimento de mercado.

Já para quem passou dos 25 e ainda não chegou aos 30, a hora de compor o seu network é essa! Ele será sua lista de contatos importantes, ou seja, pessoas que possam ser influentes e significativas na sua vida profissional. “O network é extremamente primordial. Nessa idade, a indicação profissional é o que move a sua carreira. Saiba aproveitar as oportunidades e não tenha medo. Procure saber quem é o diretor ou responsável de determinada empresa que te interesse e dê um jeito de conhecê-lo. O boca-a-boca empresarial é muito usado e válido ultimamente”, alerta o diretor da empresa de consultoria.

Durante os cursos de especialização que você for fazer, lembre-se sempre de escolher instituições reconhecidas pelo mercado profissional, que causem impacto positivo no currículo, pois além de serem admiradas pelo conteúdo informativo e educacional, elas também são ótimas opções para aumentar a sua lista de contatos. “São instituições que atraem grandes profissionais de empresas importantes. Quem sabe não é lá que você fará o seu network funcionar”, completa o professor Miguel Feyo Noronha.