Continuando…o marketing acabou

A pressão por resultados de curto-prazo (wall street exige resultados positivos e superiores a cada trimestre) tem obrigado aos “marketeers” focar exclusivamente no marketing mix (os famosos 4 p´s criados em 1950). Como eu digo, não é possível usar velhos remédios para novas doenças. Os profissionais de marketing são obrigados ou, só sabem fazer isso, ficam reinventado a roda nas mudanças cosméticas em produtos e serviços, criando fantásticas fórmulas de preço, formas de financiamento, descontos, alargando os prazos de pagamento. Reinventando o trade-marketing como se fosse a panacéia (agora não se fala mais em PDV (ponto de venda) mas sim em PDR (ponto de relacionamento). Reinventando a roda quanto ao composto de comunicação.

A parte estratégica foi deixada para o CEO da empresa, para o Controller ou para o Financeiro. Em recente pesquisa da AMA (American Marketing Association) demonstra a menor importância do Diretor de Marketing.

Já que os clientes são da responsabilidade de vendas, dizendo melhor, já que vendas “ infelizmente” tem que tratar dos clientes e trazer cada vez mais clientes….marketing tem se tornado uma ponte entre as agências de publicidade e em alguns casos suportar a área comercial.

É preciso urgentemente repensar o papel e responsabilidade do “marketing” nas empresas.

Miguel Noronha Feyo