Mais uma oportunidade perdida

O fim do regime militar e a transição para a "democracia" (?) ainda mantém sua estrutura básica. O concluio entre as partes para a manutenção da mesma ordem social. Sarney, Itamar e Fernando Cardoso são representantes de uma mesma ordem social para evitar que essa ordem social não se desmanche mantendo-a sólida. Essa mesma classe permite a introdução de um "operário" já devidamente domesticado que passa a imagem de que alguma modificação estaria em andamento. Nada mais ilusório. A presidência de Lula sepulta qualquer reação da sociedade.
As eleições de novembro irão manter esta situação de paralisia e continuar fazendo do Brasil um "futuro evitado e/ou adiado".
Não há em minhas palavras nenhuma vontade ou tentativa de revolução. Já estou muito velho para acreditar neste tipo de coisas. Mas não vejo em nenhum dos futuros candidatos a possibilidade de realizar as reformas necessárias para mudarmos o atual conjunto de valores, de idéias, ética que herdamos do período imperial e desta república que permanece velha, oligárquica, autoritária e monopolista.
A candidata do continuísmo não tem a mínima autoridade moral para fazer qualquer mudança. O candidato da oposição têm essa autoridade e dinamismo mas, em face, ao desafio que tem pela frente para sua eleição fará todo e qualquer tipo de acordo para realizá-lo. Ou seja, infelizmente, se for eleito já estará totalmente comprometido em manter a atual situação.
Teremos que esperar mais 8 anos para que esta classe política sentada no congresso nacional desapareça pela incomensurável vontade do tempo e que, esperemos, uma nova vontade política, livre dos atuais compromissos possa efetivamente se tornar uma força de mudança para aproveitar as excelente condições sociais e econômicas para, enfim, alavancar o Brasil para o futuro que merece.